Glossário

Se você acompanha as novelas pelas redes sociais e anda meio perdida com o que a amiga tá twittando (tipo eu), ou se você não aguenta mais sua mãe perguntando quem é essa tal de Romena e gostaria de saber uma maneira de explicar, a Noveleira aqui preparou um glossário pra você não se perder (mais).


Vamos começar pelo básico.

SHIPPAR: Vem de "relationship" = relacionamento em inglês. É utilizado quando alguém torce muito por algum casal (não só de novela, como de séries também e na vida real). Exemplo: "Eu shippo eu mesma e Alexandre Nero". Quando você shippa, automaticamente você se torna um shipper (e aí a vida fica bem complicada).

OTP: Depois que você já escolheu por qual casal vai sofrer até o fim da trama, eles se tornam seu OTP (One True Pair), que numa tradução literal significa Único Par Verdadeiro. É aquele casal top dos tops, o seu favorito entre todos os vários casais que você ama shippar. O verdadeiro amor <3

BROTP: É o OTP da amizade. Vem de bromance (brother + romance) com OTP. É a mesma coisa que o de casais, porém é para amigos. Quando você torcia pela Olenka (Fabíula Nascimento) e Monalisa (Heloísa Périssé) em Avenida Brasil, por exemplo. Só de achar fofo, já tá valendo.

ENDGAME: É quando o casal fica junto no fim da trama.

FANDOM: O Fandom nada mais é do que o grupo de fãs de alguma coisa, seja de um casal, de um personagem, de um ator ou da novela toda.

Agora que você já sabe o básico, vamos complicar um pouquinho...

CRACKSHIPS: São ships de brincadeira, não é pra você acreditar. É zoeira, geralmente é usado quando algum personagem é muito louco por alguma comida ou objeto. Não é um termo tão comum, então não precisa decorar porque dificilmente vai cair na prova.

SHIP WARS: As famosas "Guerras de Ships" acontecem entre fandoms de casais diferentes. Num exemplo mais atual, brigas entre os shippers de Romero e Atena com os shippers de Romero e Tóia em A Regra do Jogo.

SHIP WHORE: É um termo não muito bonito associado àquelas pessoas que têm mania de sair por aí shippando tudo que é casal, até os mais improváveis e absurdos.

E então, temos os nomes dados aos ships, que consiste numa matemática bem simples de pegar metade do nome de um e juntar com metade do nome do outro. Vou dar alguns exemplos mais famosos e recentes, mas existem inúmeros!

ROMENA: Romero + Atena (A Regra do Jogo)
TOMERO: Tóia + Romero (A Regra do Jogo)
MALFRED: Maria Marta + José Alfredo (Império)
CLARINA: Clara + Marina (Em Família)
PAMERVAL: Pâmela + Herval (Geração Brasil)
STELOÍSA: Stênio + Heloísa (Salve Jorge)
LÍGEL: Lígia + Miguel (Sete Vidas)
GREGOT: Grego + Margot (I Love Paraisópolis)

É isso, amiga! Agora que você já sabe o que precisa saber, já pode voltar pro site da novela e rever o vídeo daquela cena romântica que você já viu mil vezes (todo mundo já sabe que você faz isso).


Comentários
0 Comentários